24 de março de 2016

Quando a vida te vira do avesso {Panquecas de ervilha com salmão fumado e ovinhos de codorniz}

"E se de repente a vida te vira do avesso? 
E tu descobres que o avesso, é o seu lado certo?" *

Pois é, a vida tem destas partidas. Tudo aquilo que muitas vezes achávamos ser o certo, o caminho a seguir, a via correcta para chegarmos mais longe, de repente, no nosso caminho aparece uma pedra, ou uma árvore caída que nos faz afastar do caminho original. E, às vezes, esses atalhos que escolhemos revelam-se totalmente encantadores, apaixonantes e percebemos que era esse o caminho principal, mesmo que durante várias vezes tenhamos resistido.

Eu estou numa dessas fases. A minha vida virou do avesso, um avesso certo, um avesso que me assenta bem e cada dia que passa sinto-me mais tranquila e satisfeita com as minhas últimas decisões. Foram decisões difíceis, muito complicadas de tomar, mas obrigatórias. Há uns tempos dizia a uma amiga que sempre fui lutadora, que fui construindo tudo o que hoje tenho à minha volta e que me sinto muito felizarda por conseguir atingir os meus sonhos. Mas o maior problema de todos é quando esses sonhos se atropelam uns aos outros. E, foi o que aconteceu. 

Tudo isto para vos dizer que tomei a decisão mais difícil da minha vida e, temporariamente, deixei a Soares dos Reis onde dava aulas de multimédia. A Soares dos Reis foi durante quase 10 anos a minha segunda casa. A decisão foi a mais difícil, até hoje, na minha vida. Sei que saio de consciência tranquila, sabendo que fiz tudo o que estava ao meu alcance para ser o melhor que conseguia. E saio agora porque sei que não não ía continuar a ser a professora que os meus alunos merecem. E por isso, saio com uma tristeza profunda de vos deixar… Alunos/amigos que hoje já são homens e mulheres de sucesso, alguns já são pais, outros são artistas de renome… Saio com a certeza de o vosso futuro é risonho.

Aos meus colegas, amigos e companheiros de muitas horas de trabalho. A vocês o meu muito obrigada por todos estes anos. Anos de muitas alegrias, de lutas constantes e o meu maior desejo é que estas adversidades que a escola vive neste momento sejam resolvidas o quanto antes. Ao grupo do curso de comunicação audiovisual OBRIGADA! Fiz grandes amizades, para a vida…

Neste momento do texto o meu coração acelera, quase sai do peito. As lágrimas querem sair, mas contenho-me. Não me vou embora para sempre, nem muito menos desaparecer. Mas, caraças, que raio de decisão difícil esta!

É um ciclo que se fecha, agora está na hora de continuar no ensino, mas na escola que abri!

E, tal como refiro no início do post, quando a vida nos vira do avesso e percebemos que o avesso é o lado certo, tenho cada vez mais a certeza disso. E hoje, com este anúncio emotivo, brindo a Páscoa que está a chegar com umas panquecas de ervilha deliciosas e uns ovinhos de codorniz biológicos oferecidos pela minha querida amiga Gilda.



Estes ovos são deliciosos. Sempre adorei ovinhos de codorniz, para além de serem lindos! Quando a Gilda me ofereceu um saquinho cheio deles nem queria acreditar! Comecei logo a imaginar que receita ía fazer com eles. Por isso, hoje trago-vos uma receita deliciosa. Foi um teste, mas será para repetir vezes sem conta. E é uma excelente forma de pormos os nossos filhos a comer legumes e ovos!

Como já devem saber a Moulinex acreditou com toda a força na escola Clavel's Kitchen e eu estou totalmente rendida ao robot multifunções da Moulinex, a Cuisine Companion. Esta receita é um excelente exemplo do quão tudo se torna mais simples fazendo neste robot fabuloso! Não é por acaso que o slogan da Moulinex é "Cozinhar fica mais fácil!" Não podia estar mais de acordo. :)

Panquecas de Ervilha
com salmão fumado e ovinhos de codorniz

Receita elaborada para o robot multifunções Cuisine Companion da Moulinex

Para 4 pessoas
Ingredientes:

12 ovinhos de codorniz
400g de salmão fumado
Coentros frescos picados q.b.
Chili vermelha picada q.b.

[para as panquecas]:

3 ovos de galinha
150ml de leite 
175g de farinha
1 c. de chá de fermento em pó
150g de ervilhas
Sal q.b.
Pimenta preta q.b.

Preparação:

[panquecas]

1. Na taça insira o cesto de cozedura a vapor com as ervilhas congeladas. Junte 700ml de água e active o programa de cozedura a vapor (P1), ajustando o tempo para 10 minutos.
2. Retire o cesto e escorra a água. Coloque a lâmina picadora e as ervilhas dentro da taça e programe 30 segundos de turbo para triturar bem as ervilhas até formar um puré.
Retire e reserve. 
3. Lave a taça.
4. Coloque na taça o acessório batedor e insira as 3 claras de ovo e uma pitada de sal. Programe 5 minutos, velocidade 7. 
Retire da taça e reserve. Remova o acessório batedor (não necessita de lavar a taça)
5. Coloque na taça a lâmina para amassar/triturar e insira o leite, a farinha, o fermento e as gemas dos ovos. Programe velocidade 10, durante 1 minuto.
6. Junte o puré de ervilhas ao preparado e tempere com sal e pimenta preta a gosto e volte a programar velocidade 10, durante mais 1 minuto.
7. Remova a lâmina e com ajuda de uma espátula junte as claras em castelo e envolva tudo muito bem.
8. Numa frigideira coloque uma noz de manteiga e vá fazendo as panquecas, assim que começarem a aparecer bolhas à volta das panquecas está na altura de as virar de lado.
9. Numa frigideira ao lado frite os ovinhos de codorniz e tempere com uma pitada de sal e pimenta preta.
10. Para montar as panquecas coloque uma panqueca, uma fatia de salmão fumado e um ovo de codorniz. 

Sirva acompanhado de uma salada e terá uma refeição fabulosa!

*Frase da minha querida amiga Girly Things

13 comentários:

Su M disse...

Querida Maria João, tenho 2 coisas para te dizer sobre este post.
A primeira é que, como bem sabes, eu também fiz uma escolha semelhante há relativamente pouco tempo. Sei bem o que custa tomar uma decisão assim mas a verdade é que por vezes os caminhos certos para nós não são os mais retos ou fáceis. Ao mesmo tempo são eles que nos levam mais longe e por isso custam mais a percorrer. Mas posso dizer-te que a felicidade e concretização com uma decisão destas é algo incomparável. Vais ter todo o sucesso, que não te restem dúvidas.
A segunda coisa é que... tens de voltar a postar mais porque sinto (sentimos) a tua falta :)

Grande beijinho e boa Páscoa.

Maria João Clavel disse...

Minha querida, antes demais muito obrigada pelas tuas palavras e pelo teu testemunho. É realmente gratificante vermos os frutos do nosso trabalho a crescerem e vejo isso em ti diariamente, és uma inspiração para mim!

Sim... uma das coisas que quero fazer com maior frequência é, sem dúvida alguma, voltar a ter mais tempo para o meu blogue tão amado!

Obrigada por estares sempre desse lado.

Um beijinho enorme,
Mª João

Helena disse...

Maria João
Essa decisão é o caminho certo para a concretização de um sonho. Muito sucesso!

Luisa B. disse...

Muitos parabéns pela coragem da mudança. Adoro o seu blog. Muitas felicidades. Um dia gostaria de aprender algo consigo.
Um abraço.
Luísa Barreta

Madalena Nogueira disse...

A vida é feita de escolhas e é bom qd podemos ser nós a fazê-las. Por isso é so seguir em frente. Sou sua fã e gosto do que escreve e do que cozinha. Espero que consiga concretizar todos os seus sonhos. Desejo a si e à sua familia uma Páscoa Doce e Feliz.

Meres disse...

Olá Maria João, sou a Maria João da Antonio Arroio! Lembras-te de mim? Que fiz a workshop com a miss vite? Prezo muito a tua decisão ( acredito bem difícil) e força no te novo projecto com tanta força e vontade para andar! Um até breve!

Maria João Clavel disse...

Helena,
Muito obrigada pelas tuas palavras.
Há muito que não falamos :)

Um beijinho grande e obrigada pela força!

Maria João Clavel disse...

Oh querida Luisa, e eu terei muito gosto em estar consigo!
Um beijinho muito grande e obrigada pelas palavras.

Maria João Clavel disse...

Querida Madalena,

Muito obrigada pela força e pelas palavras.
desejo-lhe uma páscoa fantástica junto dos seus.

Um beijinho,
Mª João

Maria João Clavel disse...

Minha querida,

Claro que sei quem és...
Sim, decisão muito difícil mesmo. Estava cada vez mais eminente esta decisão, mas doeu, doi muito... Gosto tanto de dar aulas!

Que o dia que nos veremos de novo seja breve!
Um beijinho muito grande!

Fernanda Vilela disse...

Deve ter sido uma decisão difícil...mas quem muda Deus ajuda...Tudo de bom nesta nova etapa da sua vida.��

Fernando Bagnola disse...

Boa sorte, Clavel ... everything is gonna be alright!!!!
Este teu novo avesso é o teu lado mais certo ... beijos

girly disse...

:) encontrei-me weeee.
Boa sorte neste nosso lado do avesso :) , não te digo que vai ser fácil, mas vai valer a pena :).
Para aproxima tens de pedir ao teu associate producer para me mandar um email :)
<3

Enviar um comentário