22 de dezembro de 2016

🎅🏼 Oh oh Oh! Feliz Natal! {Leite creme de coco + vinho quente + rabanadas de chai massala e ainda uma oferta especial}

O mês de Dezembro é sempre um mês complicado para maior parte das famílias portuguesas. Muito atarefado com as compras natalícias, os jantares de natal e a organização das casas para receber os nossos mais queridos.



Eu já há 6 anos que faço a ceia de Natal em minha casa. É a forma que tenho de juntar toda a família. Bem... toda, toda não é verdade. Há uma série de tios e primos que nunca consigo juntar, até porque ao fazer isso teria de ter uma sala que desse para 200 pessoas. Este ano não será excepção e seremos bastantes à volta da mesa. Confesso que fico extremamente feliz de receber a minha família em minha casa, adoro o cheiro a natal, os sabores tradicionais e as sobremesas incríveis que temos sempre a rechear a mesa.

Há sempre um doce ou uma entrada que gosto de apresentar de forma nova e/ou diferente. Este ano vou ter um leite creme de coco, incrivelmente saboroso, com um travo a caramelo que nos faz derreter. Uma versão do leite creme tradicional, mas nem sei qual acho o melhor. Este, no mínimo é diferente e a diversidade é algo que sempre me entusiasmou.

As minhas filhas são loucas por leite creme e deliraram com este. Na ceia de Natal não faltará na nossa mesa.







Leite creme de coco

Ingredientes

600ml de creme de coco
5 colheres de sopa de açúcar mascavado
2 colheres de sopa de amido de milho
1 pau de canela
1 casca de limão
1 pitada de sal
4 gemas de ovo
Açúcar de coco para polvilhar

Preparação

Coloque todos os ingredientes num tachinho, excepto as gemas e o açúcar de coco. Mexa muito bem com uma vara de arames até ficar sem grumos.
Leve ao lume médio/alto e deixe levantar fervura sem parar de mexer.
Retire do lume e junte as gemas em fio.
Leve novamente ao lume por mais dois minutos, mexendo sempre.
Retire a casca de limão e o pau de canela, coloque em pratinhos e deixe arrefecer.
Polvilhe com açúcar de coco e queime com a ajuda de um maçarico.

Nesta última semana fui ao Porto Canal e levei, também, umas receitas de Natal que foram um sucesso. Partilho convosco aqui mais duas receitas incríveis para este Natal. Rabanadas de Chai Massala e Vinho Quente aromatizado com especiarias. 

As rabanadas foram um sucesso entre adultos e graúdos. Um sabor inesperado e incrivelmente aromático. Se este ano querem experimentar novos sabores, desafio-vos a fazerem esta receita.

Rabanadas de Chai Massala

Ingredientes

600ml de leite magro
3 colheres de sopa de açúcar mascavado
1 pau de canela
5 cardamomos verdes
1 cravinho
1 estrela de anis
2 fatias de gengibre
2 colheres de sopa de folhas de chá preto
8 fatias de cacete com 2 dias
3 ovos
Óleo de amendoim 
Açúcar mascavado e canela em pó para polvilhar

Preparação

Coloque metade do leite, o açúcar e as especiarias num tachinho e leve ao lume. Mexa e deixe aquecer durante 10 minutos em lume brando. Passe o leite por um coador e adicione o restante leite frio. Regue as fatias de pão com o leite morno e deixe repousar durante 5 minutos para que fiquem bem encharcadas. Passe as fatias de pão pelos ovos batidos e frite numa frigideira com óleo. Retire as rabanadas para um prato com papel absorvente. Polvilhe com o açúcar mascavado e a canela em pó.


Outra das receitas que fez furor foi o vinho quente com especiarias. Fizemos um jantar de Natal da empresa e deviam ver como foi um sucesso. Este vinho é um vinho mais típico dos países nórdicos, amas acredito que a partir de agora será um vinho frequente em minha casa nesta época das festas.

Vinho quente com especiarias

Ingredientes

1 garrafa de vinho tinto
100g de açúcar mascavado
1 pau de canela
8 cardamomos
6 cravinhos
2 estrela de anis
2 fatias de gengibre
½ vagem de baunilha
1 noz moscada
1 casca de laranja
¼ chávena de uvas passas
¼ chávena de amêndoas laminadas
1 raminho de alecrim

Preparação

Coloque o vinho, o açúcar, a casca de laranja e as especiarias num tachinho em lume médio/baixo. Não deixe ferver. Sirva bem quente com as amêndoas e as uvas passas.

⭐️⭐️⭐️

E para quem é resistente e chega ao final deste mega post, deixo-vos um pequeno presente de Natal, um livro das nossas sopas, que fazemos diariamente para a nossa empresa vizinha E-goi. Foi um projecto que desenvolvemos este ano e que estamos a vender os livros físico a 10€, revertendo todos os lucros para a Associação Mercado dos Santos
Se o quiserem só em digital, basta descarregar o ficheiro NESTE link.

Obrigada a todos por estarem desse lado.
Um beijinho muito grande da equipa da Clavel's Kitchen de Feliz Natal.

1 comentário:

frango do campo disse...

minha querida, que receitas maravilhosas :) lá pelo blogue também andei pelo vinho quente hehe uma descoberta recente que adorei. o melhor do Natal é mesmo estar presente, junto da familia :) continuaçao de boas festas****

Enviar um comentário